REPASSE DE R$ 202 MILHÕES PARA A SAÚDE DOS MUNICÍPIOS JÁ ESTÁ NAS CONTAS DAS PREFEITURAS, DESTACA ALISSON

O deputado estadual Alisson Wandscheer acompanhou no Palácio Iguaçu, ao lado do governador Ratinho Junior, o anúncio do repasse de R$ 202 milhões para fortalecer o atendimento especializado do SUS nos 399 municípios paranaenses. Os recursos, calculados no valor de R$ 17 por habitante pelo critério per capita com base na estimativa populacional do IBGE 2025, foram depositados diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas especializadas, exames diagnósticos e serviços de média complexidade ambulatorial. Com a transferência automática em parcela única, os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas, visando reduzir gargalos históricos no atendimento.

O deputado Alisson reforçou a importância da agilidade no repasse para a ponta do sistema. “Estamos ajudando os municípios a reduzir as filas na saúde. O recurso já está na conta das prefeituras e vão fazer diferença na vida de quem precisa de atendimento médico, ampliando o acesso a consultas e exames”, afirmou. “O municipalismo é uma das nossas bandeiras e o Paraná está cumprindo seu papel de parceiro dos municípios, especialmente os menores que passam por grandes dificuldades”, disse. Até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. “Por isso, precisamos ajudar os prefeitos a atender as suas populações”, afirmou o parlamentar.

O governador Ratinho Junior enfatizou que a medida visa dar suporte financeiro às prefeituras em um momento de retração de repasses federais. “É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Base parlamentar

Todos os municípios que compõem a base de atuação direta do deputado foram contemplados pela medida, somando um montante superior a R$ 11,9 milhões em investimentos diretos. Entre os destaques estão Fazenda Rio Grande, com um repasse de R$ 2,82 milhões, e Araucária, com R$ 2,75 milhões, figurando entre os maiores valores destinados pelo estado nesta etapa de reforço à saúde.

O secretário de Governo de Araucária, Robison Furman, que esteve presente na solenidade representando o prefeito Dr. Gustavo, destacou o aporte. “Araucária foi contemplada com quase R$ 2,8 milhões, um dos maiores repasses do estado. Esse recurso representa um reforço importante para a saúde do nosso município, permitindo ampliar o atendimento à população e reduzir as filas por consultas e exames especializados. Agradecemos ao governador Ratinho Junior e ao deputado Alisson pela parceria”, destacou Furman.

O prefeito de Mandirituba, Felipe Machado, que participou do ato acompanhado do vereador Fernando, ressaltou a eficiência da gestão estadual. “O recurso já está na conta e vai ajudar muito a fortalecer o atendimento do SUS em Mandirituba. É o Governo Ratinho Junior cumprindo seu papel de parceiro dos municípios”, disse.

No litoral, os prefeitos de Guaraqueçaba e Morretes também destacaram a relevância do repasse para as cidades menores. Sandro da Saúde, prefeito de Guaraqueçaba, afirmou: “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade do atendimento à nossa população”. Já o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, disse que “esse recurso chega em boa hora para o município. Vai nos permitir ampliar consultas especializadas, exames e serviços de saúde que a população tanto precisa. É uma parceria que fortalece o SUS e melhora o atendimento à nossa gente”.

Repasses:

Abatiá R$ 122.961,00

Alto Paraná R$ 241.111,00

Antonina R$ 308.380,00

Araucária R$ 2.758.199,00

Cidade Gaúcha R$ 198.985,00

Fazenda Rio Grande R$ 2.821.031,00

Godoy Moreira R$ 49.487,00

Guaraqueçaba R$ 126.582,00

Itambaracá R$ 98.923,00

Iretama R$ 184.144,00

Itaperuçu R$ 566.270,00

Japira R$ 85.918,00

Jataizinho R$ 203.932,00

Leópolis R$ 63.325,00

Mandirituba R$ 494.768,00

Morretes R$ 324.513,00

Nova América da Colina R$ 55.862,00

Paula Freitas R$ 97.002,00

Pinhão R$ 113.492,00

Quitandinha R$ 113.492,00

Rio Negro R$ 543.167,00

Ribeirão do Pinhal R$ 223.686,00

Salgado Filho R$ 69.530,00

Santa Mariana R$ 185.997,00

São João do Triunfo R$ 236.283,00

Tijucas do Sul R$ 313.786,00

Tomazina R$ 144.891,00

Wenceslau Braz R$ 329.766,00

TOTAL R$ 11.924.824,00

 

Mais lidas

Leia também: