O deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) participou na noite desta quarta-feira (10) em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar da Neurodiversidade. A iniciativa, liderada pelo deputado federal Toninho Wandscheer, representa um avanço significativo para a causa da neurodiversidade no Brasil.
“A instalação da Frente Parlamentar da Neurodiversidade na Câmara dos Deputados dará força à nossa voz ao desenvolver políticas públicas, disseminar a conscientização, combater o preconceito e garantir direitos para as pessoas neurodivergentes em todo o país”, disse Alisson Wandscheer, destacando a liderança do seu pai nesse processo. “A Frente é presidida pelo deputado Toninho Wandscheer, que abraçou a causa e vai nos ajudar ainda mais nas pautas do autismo, do TDAH, da dislexia e de outros transtornos relacionados à saúde mental, marcando um compromisso renovado com o respeito às diferenças”.
Em seu discurso, Alisson falou do vínculo pessoal e político com a neurodiversidade. “Entrei na política para defender a causa porque tenho filhos neurodivergentes que precisam de atendimento e precisam se sentir incluídos na sociedade. Logo que assumi o mandato de deputado estadual, criei o Bloco Parlamentar Temático de Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná, um instrumento de debate, de diálogo e de troca de experiências com a comunidade, entidades e pessoas que militam na área, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas diariamente pelas famílias atípicas”, explicou.
O Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi a referência de sucesso citada por ele como resultado do trabalho conjunto entre o legislativo paranaense e a sociedade civil organizada. “Após um ano de debates conseguimos criar o primeiro Código do Autismo do Brasil, onde conquistamos direitos e inclusão para estas pessoas. É importante saber que para incluir precisamos de um local apropriado e adaptado para a pessoa. Não é a pessoa que tem que se adaptar ao local”, disse.
Líder da Bancada Paranaense na Câmara dos Deputados e agora presidente da Frente Parlamentar da Neurodiversidade, Toninho Wandscheer falou sobre a necessidade de representatividade para o movimento. “Essa frente parlamentar ajudará a promover uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e justa para todas as pessoas, garantindo o acesso igualitário a políticas públicas e recursos, conforme suas diferenças neurológicas”, disse.
Segundo o parlamentar, a criação da Frente é um passo importante na luta pelo reconhecimento da diversidade neurológica. “Através desse trabalho será possível discutir e apresentar propostas que garantam os direitos e a igualdade de oportunidades para pessoas com transtornos neurológicos. A nossa iniciativa é uma esperança para milhares de famílias que enfrentam dificuldades decorrentes da falta de informação e apoio”.
Toninho citou o trabalho do filho Alisson Wandscheer no Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade. “Quando atuam juntos, a visibilidade se multiplica e o entendimento chega. É preciso a união de todos para que a pauta da neurodiversidade siga avançando”, finalizou o deputado.
Para Alisson Wandscheer, o ponto de convergência entre o Bloco Parlamentar da Neurodiversidade e a nova Frente Parlamentar será a colaboração mútua em prol de uma causa comum. “A instalação da Frente Parlamentar em Brasília reforça a importância dessa pauta em todos os níveis de governo, amplia o debate na sociedade e acelera os projetos de lei. Isso fortalece ainda mais a nossa luta pelos direitos das pessoas neurodivergentes. Em Brasília o debate é nacional, é aqui que as decisões acontecem e são criados projetos para todo o Brasil. Precisávamos muito de uma voz na Câmara Federal para representar essas pessoas e avançar nas suas conquistas”, concluiu.