41 ANOS DO PROVOPAR É COMEMORADO NA ALEP

O 1º Encontro de ONGs Provopar – Conexões que Transformam, realizado na manhã desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná, marcou a celebração dos 41 anos do intenso trabalho social desenvolvido em todos os municípios paranaenses pelo Programa do Voluntariado Paranaense. “Juntos podemos continuar transformando a vida de muitas pessoas”, afirmou Patrícia Luciane Santos de Lima, presidente do Provopar, associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, criado há mais de quatro décadas.

Para o deputado Alisson Wandscheer, o voluntariado do Provopar vai além da assistência social, levando dignidade, inclusão e oportunidades para paranaenses e pessoas de outros estados, especialmente nos momentos mais difíceis. “Ao longo de mais de quatro décadas o Provopar tem feito a diferença na vida de milhares de famílias, chegando onde o poder público não chega, ajudando pessoas que buscam dignidade. É acolhimento, esperança e socorro para quem mais precisa”, afirmou o parlamentar que presidiu a mesa.

Alisson enalteceu a dedicação e altruísmo da equipe coordenada pela presidente Patrícia, voluntários, conselheiros, colaboradores e apoiadores que “com dedicação e coração aberto, recebem o nosso reconhecimento, respeito e a mais profunda admiração.”

Durante o encontro, Patrícia falou sobre a atuação do Provopar, que surgiu em 1983, com o objetivo de promover a assistência social, educacional, beneficente, cultural, ambiental, saúde e geração de renda. Ela destacou que a missão de todos – funcionários, conselheiros e voluntários – é contribuir para o desenvolvimento social e o bem-estar da comunidade, por meio de ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. A presidente do Provopar explicou que para alcançar os objetivos são desenvolvidos e implementados programas e projetos em diversas áreas da assistência social. São diversas iniciativas que oferecem apoio e atendimento a comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade, buscando garantir seus direitos e promover sua autonomia. Também são feitos investimos na educação e na saúde.

Longa parceria com a sociedade

Em 1980, através da iniciativa do Governador Ney Braga, foi criado pelo Governo do Estado, um projeto vinculado à Secretaria da Saúde e Bem-Estar Social, que atuava em parceria com a sociedade civil, empresas, instituições e órgãos governamentais. Tinha por objetivo, colocar em prática programas sociais, projetos de geração de renda e atendimentos emergenciais nos casos de calamidade pública. No início, o trabalho de voluntariado era mantido pelo Governo, e a então primeira-dama Nice Braga, era a responsável por seu funcionamento. Mas, em 1983, por inspiração da primeira-dama, Arlete Vilela Richa, esposa do Governador José Richa, nasceu o Provopar Estadual, transformado em Organização Não Governamental (ONG).

Participaram do evento o líder do Governo na Alep, deputado Hussein Bakri, a vereadora de Curitiba, Sargento Tânia Guerreiro, o ex-deputado Subtenente Everton Marcelino, a diretora da Fundação de Ação Social, Maria Vanderléia, presidentes de associações comunitárias, entidades sociais, convidados.

Mais lidas

Leia também: