AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÃO TEMAS DE DEBATE EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoverá, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva.

O objetivo é compartilhar estudos que evidenciam a eficácia dos modelos educacionais inclusivos para estudantes autistas, em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949/2009); e com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

O encontro será realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil) e o movimento Vidas Negras com Deficiência Importam. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, até 9 de setembro.

Fortalecimento de políticas

O aumento expressivo do número de matrículas de estudantes autistas nas redes de ensino nos últimos anos aponta para a necessidade de fortalecimento de políticas e estratégias pedagógicas com vistas à identificação e à eliminação das barreiras enfrentadas por esse público no contexto educacional. Além disso, existe um trabalho para ampliação e qualificação do investimento em recursos e apoios, a fim de garantir o direito desses alunos à educação inclusiva.

O evento contará com autoridades, pesquisadores, profissionais da educação, estudantes, gestores, movimentos sociais, famílias. Além deles, estarão presentes especialistas dos Estados Unidos, da Alemanha, da Argentina e do Brasil, que colaborarão para a construção e a consolidação de soluções educativas inclusivas, destinadas a assegurar o acesso, a permanência, a aprendizagem e a plena participação dos estudantes autistas nas escolas comuns.

Construído em parceria com pessoas autistas que atuam em diferentes setores da sociedade, o seminário está estruturado em painéis e mesas temáticos, nacionais e internacionais. A conferência de abertura será às 19h (horário de Brasília) do dia 10 de setembro, marcada por palestra a ser proferida pelo Dr. Lawrence Fung, da Universidade de Stanford, sobre “Processos democráticos: políticas públicas guiadas pela comunidade”. As demais atividades do seminário ocorrerão das 8h às 18h.

*Com informações da Comunicação do MEC

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades

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