O deputado estadual Alisson Wandscheer participou nesta terça-feira (12), em Curitiba, da formatura de 1.452 policiais militares. A cerimônia na Ligga Arena reuniu o governador Ratinho Junior, o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva, familiares dos formandos e convidados.
“Um dia para celebrar. Uma cerimônia marcada pela garra de mulheres e homens que hoje veem o sonho de vestir a farda da nossa gloriosa Polícia Militar e de zelar pela segurança das famílias paranaenses se transformar em realidade. Muitos dos formandos seguem o exemplo de seus avôs, pais e mães, numa carreira que exige coragem, abnegação e altruísmo”, afirmou o deputado.
Alisson Wandscheer destacou o reforço do policiamento em Fazenda Rio Grande e Região Metropolitana de Curitiba. “Teremos mais policiais nas ruas e isso dará mais tranquilidade e segurança para toda a população. Fazenda Rio Grande receberá mais 32 policiais, um aumento significativo do contingente que fará muita diferença”, afirmou ao parabenizar o governador Ratinho Junior pelos investimentos na área: “O Paraná demonstra que a segurança do cidadão é prioridade”, disse.
O prefeito Fazenda Rio, Marco Marcondes, discursou em nome do todos os prefeitos paranaenses, parabenizou o novos policiais militares e falou do reforço na segurança do município. “São quase 1.500 profissionais que ajudarão na segurança do Paraná. A nossa cidade vai receber 32 desses honrados policiais e juntos vamos fazer de nossa comunidade um lugar mais seguro e tranquilo”, disse.
Esta foi a primeira de quatro formaturas que acontecem em diferentes cidades do Estado colocando nas ruas de todo o Paraná mais 2.485 policiais militares.
Entre os novos formandos, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.
Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano. O Curso de Formação de Praças da PMPR capacita os profissionais para o exercício da atividade policial.
O treinamento compreende cerca de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, direitos humanos, entre outras. Na sequência, os soldados iniciaram o Estágio Operacional, que teve duração de três meses. A partir da formatura, eles estão prontos para ingressar na rotina de trabalho.
Entre o novo contingente da Polícia Militar, quase um quinto é de mulheres (18,8%), o maior ingresso desse público de uma só vez. São 467 novas policiais reforçando as fileiras da segurança pública do Paraná. A formatura desta terça reuniu 459 policiais do sexo feminino.