Qual criança não tem medo de ir ao dentista?
Pois, a odontopediatra mineira Ana Amélia Salum não mede esforços para ajudar seus pacientes, e decidiu criar uma atmosfera lúdica para tornar as consultas mais divertidas. “Aos poucos, vou pedindo licença e entrando até que, quando percebemos, já foi o atendimento”, afirma.
Dentista das Fantasias
Ana Amélia Simões Salum, mais conhecida como “a dentista das fantasias”, viralizou há poucos dias ao exibir alguns dos looks que costuma usar no dia a dia para atender seus pequenos pacientes. Ela, que é de Ipatinga, Minas Gerais, aparece com jalecos de diferentes personagens adorados pelas crianças — como Hulk, Pateta, Rapunzel e Minions.
Ela conta como começou a trabalhar com o público infantil. “Eu falo pra todo mundo que eu não escolhi, eu fui escolhida! Foram três chamados e, no terceiro, vi que não tinha mais como fugir. Depois disso, fui muito mais feliz na odontologia. Eu me senti ‘em casa’. Sabia que tinha aceitado a missão correta para a minha vida”, disse. Anos depois, Ana ainda começou a trabalhar com pacientes com necessidades especiais. “Um odontopediatra que atendia essas crianças se aposentou, as crianças foram chegando e eu aceitei com todo o meu coração. Estou nessa missão até hoje”, conta.
Segundo ela, atender crianças é realmente “muito desafiador”. “Primeiro, porque os pais te entregam o que há de mais importante e precioso na vida deles: seus filhos. Essa ‘joia rara’ deve ser cuidada com todo o amor possível. É divertido e é difícil, às vezes. Tem luta contra o medo, contra o pânico, contra traumas, mas é gostoso entrar no mundinho deles. Aos poucos, vou pedindo licença e entrando até que, quando percebemos, já foi o atendimento. Na odontopediatria, o foco deve ser a criança, a família, a prevenção, o amor e o cuidado — muito mais do que o financeiro. Quem escolhe a odontopediatria, leva pra sua vida uma missão”, afirmou.
Sobre os looks
“Na empresa em que eu trabalhava, só se usava branco. Eu fiz um curso e surgiu a ideia de tirar a síndrome do jaleco branco. Eles não aceitaram muito de início e só permitiram ‘colorir’ as toucas. Mas o sucesso foi tanto que mandei fazer o jaleco do Batman, mesmo sem a autorização da gerência. E foi o auê! A partir daí, fui procurando locais que davam cor a esses uniformes. Comecei a ser chamada de ‘dentista dos super-heróis'”, conta. Hoje, quase 12 anos depois, a odontopediatria cresceu e junto com ela, a criatividade e aceitação do colorido, disse Ana Amélia. “Hoje, tenho mais jalecos no consultório que roupa no meu guarda-roupas”, brincou.
Segundo a odontopediatra, os jalecos divertidos ajuda — e muito — nos atendimentos. “As crianças apostam com os pais qual personagem eu estarei vestida. Um dos primeiros pacientes com reação positiva foi o Heitor. Ele amava o Batman e tinha muito medo, mesmo. Me vesti de Batman no dia em que ele estava marcado. Quando ele me viu, perdeu o fôlego e foi entrando para o consultório sem resistência nenhuma. Esse é um dos tantos casos que temos aqui”, contou.
Vídeo viral
Recentemente, um vídeo em que ela aparece mostrando alguns dos seus looks viralizou nas redes sociais. “A doutora Ester, que trabalha comigo, teve a ideia de filmar alguns looks. Ela compartilhou no TikTok dela e os números foram subindo assustadoramente. No dia seguinte, uma ex-funcionária minha me mandou um print falando: ‘Ana, você está famosa!’. Eu não tinha noção do que estava acontecendo. Mostrei a mensagem para a minha recepcionista e ela deu um grito. A ficha ainda está caindo porque o amor que eu coloco nesses atendimentos está sendo visto por muitas pessoas. Eu sou toda, inteira, nos meus atendimentos. Vivo a odontopediatra”, finalizou.
FONTE: O GLOBO / CRESCER / SABRINA ONGARATTO