PROJETO DE LEI PREVÊ FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA EDUCADORES DE ALUNOS AUTISTAS

O Projeto de Lei 3125/24 prevê formação específica para educadores que trabalham com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e elaboração de Planos de Educação Individualizados (PEI) para esses estudantes. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Esse plano individual deve ser elaborado de acordo com orientações dos conselhos de educação e outros órgãos educacionais, incluindo medidas individualizadas e coletivas para garantir o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com TEA.

Na justificativa, o texto aponta que a medida favorece o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem de estudantes com autismo nas escolas. “Esses cursos de formação específica visam assegurar o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com autismo. Já a implementação dos planos individualizados, é uma medida essencial para promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral desses estudantes”.

Números
Dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) indicam um aumento significativo nos diagnósticos de TEA, passando de 1 em cada 166 crianças em 2004, para 1 em cada 54 em 2020.

No Brasil, estima-se que cerca de 5,95 milhões de pessoas tenham autismo, segundo dados do Censo Escolar de 2024.

Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto depende da aprovação da Câmara e do Senado.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

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