Uma democracia verdadeiramente inclusiva e representativa!
A participação de pessoas com deficiência na política tem o potencial de assegurar que nenhum cidadão seja deixado para trás nas decisões que afetam a coletividade.
Incentivar a presença de PcDs nas eleições reforça a legitimidade do pleito e garante que suas vozes e preocupações sejam ouvidas no cenário político.
Com este objetivo, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por meio da Escola Judiciária, está oferecendo o curso online gratuito “Candidaturas com Acessibilidade e Inclusão – Um Caminho Necessário para a Igualdade.
A iniciativa propõe a discussão, a reflexão crítica, a transmissão de conhecimentos e a proposta de soluções viáveis para aumentar o número de candidaturas de pessoas com deficiência. O curso tem como público-alvo integrantes da Administração Pública, entidades representativas e PcDs que almejam disputar cargos públicos ou políticos.
As aulas
Os módulos da capacitação são ministrados pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9° Região (TRT9); por Cida Stier, media training; pelo doutor Joelson Dias, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); por Adwilhans Luciano de Souza, oficial de gabinete do TRE-PR; por Paulo Sérgio Esteves, coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-PR; por Frederico Rafael Martins de Almeida, chefe da 171ª Zona Eleitoral de Almirante Tamandaré; e por Felipe Rigoni, secretário de Estado do Meio Ambiente do Espírito Santo e primeiro parlamentar cego do Brasil.
Ao todo, são sete módulos, sobre os seguintes temas: “Democracia, Diversidade Política, Capacitismo e Reforma Política”, “Comunicação e Linguagem em Campanha Eleitoral de PcD”, “Direitos Políticos das Pessoas com Deficiência”, “Elegibilidade, Registro de Candidaturas e Noções em Ações Eleitorais”, “Financiamento e Prestação de Contas”, “Propaganda Eleitoral” e “Caso de Sucesso”.
Há ainda uma aba de “Conteúdo Extra”, que apresenta o “25ºCafé Cultural – PcD e Política: Vamos conversar?¨ com a participação do senador Flávio Arns, a cartilha “Informações aos Partidos – Registros de Candidaturas” e o “Manual de Acessibilidade Digital”. Será disponibilizado certificado após a conclusão de todas as aulas.
Inscrições
Se a pessoa não for servidora ou colaboradora da Justiça Eleitoral, para participar do curso será necessário criar uma conta na plataforma, informando usuário e senha, bem como dados de identificação (endereço de e-mail, nome e sobrenome). Caso já tenha login cadastrado, basta preencher os campos na página da EJE-PR
https://eje.tre-pr.jus.br/moodle/enrol/index.php?id=337 e clicar em “acessar”.