GENERAL CARNEIRO BUSCA MELHORIAS PARA ATENDIMENTO DO AUTISTA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELO DEPUTADO ALISSON

O Deputado Alisson Wandscheer, líder do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e os vereadores Gilmar Francisco Ribeiro e Melchisedeque de Oliveira Machado Filho (Dequinho) promoveram na tarde de sexta-feira (28), na Câmara Municipal de General Carneiro, Sudoeste paranaense, a audiência pública “Apontamentos e sugestões para a legislação e melhorias no atendimento do Transtorno do Espetro Autista”.

O evento reuniu o prefeito Joel Ricardo Martins Ferreira e o vice-prefeito Célio Luiz Garbin, a presidente do legislativo municipal Sandra Aparecida Trisnoski Ribeiro, a secretária de Saúde, Rosivani Faion e a representante da Secretaria de Educação, professora Dulcídia Adriane Miersch, além de servidores do município que atuam na educação especial, saúde e ação social, instituições da área, mães e pais atípicos.

O objetivo das audiências públicas é levar informações sobre o TEA para os pequenos municípios onde quase não existem estruturas de atendimento. “Queremos melhorar a compreensão, a legislação e as políticas públicas para atendimento desse público, prestar contas do nosso trabalho parlamentar pela pauta da neurodiversidade, falar sobre o avanço da construção do Código do Autismo do Paraná na ALEP. Acima de tudo isso, buscamos ouvir as famílias atípicas, suas angústias, necessidades e sugestões para promover a inclusão, o respeito e dar dignidade ao autista e sua família em todo o Estado”, afirmou o deputado.

Para ele, o conhecimento sobre o tema tem o poder de promover uma sociedade mais inclusiva, que aceita e respeita as diferenças, garante acesso igual a oportunidades e direitos. Na ALEP, Alisson Wandscheer é autor de nove projetos de lei sobre o transtorno do espectro autista, contribuição do seu mandato para a nova legislação estadual que irá nortear todas as ações e programas para pessoas dentro do TEA no Estado.

As nove propostas têm em sua essência a realidade diária de autistas e de suas famílias. Contemplam temas como a exclusão gerada pela falta de conhecimento da sociedade sobre o transtorno até a dificuldade de acesso ao diagnóstico e tratamento no sistema público de saúde; a carência de monitores na rede de ensino; o acesso ao mercado trabalho e à assistência jurídica gratuita até a falta de apoio e atenção à família. “Essas barreiras são vividas diariamente pelas famílias dentro do transtorno e elas precisam ser derrubadas. Nossos projetos visam isso. Promover a inclusão, atender às necessidades, dar efetividade e qualidade às políticas públicas e exigir o cumprimento das leis”, disse Alisson Wandscheer.

Avaliação

Em General Carneiro, o prefeito Joel Ricardo Martins Ferreira é um grande parceiro das entidades responsáveis pelo atendimento das pessoas com deficiência, como a APAE, e tem buscado mecanismos para melhorar a atenção ao autista no município. Para ele, é dever do poder público criar as condições para dar qualidade de vida ao indivíduo dentro do TEA e a audiência pública trouxe grandes contribuições para esse fim. “O autismo é um tema atual e nós, como poder público, temos que nos inteirar. A audiência pública com o deputado Alisson veio ao encontro da necessidade dos municípios de toda a região. Foi muito bom”, disse.

Ao final da audiência, o prefeito falou sobre a capacitação dos colaboradores do deputado Alisson que tornou o seu gabinete parlamentar no primeiro do país certificado com o Selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista, e disse que pretende levar esse mesmo treinamento para os servidores da Prefeitura. “Todos nós temos que aprender a lidar com essa situação e nada mais justo e compreensível do que trazer profissionais especializados nesse assunto para capacitar os nossos atendentes das áreas mais importantes do município que são educação, saúde e assistência social, a terem melhor tratativa para essas pessoas, para receberem um atendimento diferenciado, de identificação, de saber como tratar aquela pessoa. Acho que será muito bom para todos”, afirmou.

Mãe atípica de um garoto de 17 anos e vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Ametista, Alessandra Alves Ferreira elogiou a iniciativa do parlamentar de abrir espaço para a sociedade debater o autismo na forma de audiências públicas. “O deputado Alisson teve a iniciativa de vir nos visitar e trazer propostas que irão beneficiar a causa autista, melhorar o atendimento na nossa cidade. Ele trouxe muitas esperanças pra gente e projetos importantes para a área. Nós precisávamos ter essa fala de um legislador, com muito embasamento, que é pai atípico, que tem a causa autista como bandeira. Nos sentimos muito felizes por esse momento, porque é uma pessoa que está bem empenhada e recebemos contribuições importantes para a causa. A gente conta com essas propostas”, falou.

João Schimanski, diretor da APAE de General Carneiro, também destacou a ação parlamentar. “Este tipo de trabalho que o deputado Alisson está fazendo, de trazer informações, não só para a APAE que já é uma entidade mais estruturada, mas para uma associação que está começando, como a Ametista, é de suma importância para a gente transferir conhecimento para as mães e a comunidade em geral. É também uma porta que se abre para as instituições que precisam muito de apoio”, disse.

Mais lidas

Leia também: