PARCERIA VIABILIZA NOVOS INVESTIMENTOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO MATEUS DE SUL

Deputado Alisson Wandscheer, secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, e delegado geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, conhecem projeto proposto pela prefeita Fernanda Sardanha

 

O deputado estadual Alisson Wandscheer, o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach, reuniram-se na última quinta-feira (22) no município de São Mateus do Sul. A agenda incluiu reunião com a prefeita Fernanda Sardanha e visitas à Delegacia da Polícia Civil, ao Departamento Penitenciário (Depen), 3ª Cia do 27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná e a uma área disponibilizada pela Prefeitura Municipal para a ampliação das estruturas de segurança pública na cidade.

A agenda foi solicitada à Secretaria de Segurança Pública (Sesp) pelo deputado Alisson, a fim de apresentar a proposta de parceria da Prefeitura ao Governo do Paraná. Em recente reunião com o Coronel Hudson, o deputado levou o pleito encaminhado ao seu gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo secretário Carlos Roberto Chaves, da Indústria, Comércio e Turismo, e pelo vereador Valter Przywitowski, apontando a falta de estrutura física dos equipamentos públicos em virtude do aumento da demanda, a carência de efetivo policial e também o registro de superlotação de presos na cadeia pública. No local foram constatados 101 presos, quando o espaço comporta apenas 26 detentos.

Em atenção ao pedido, o secretário de Segurança Pública visitou o município para verificar as condições dos prédios públicos, conhecer os termos da parceria e avaliar o terreno de 11 mil metros quadrados disponibilizado para as obras. De acordo com o secretário, a parceria é viável e três obras podem ser realizadas na cidade. A primeira consiste na construção do quartel da nova sede para a 3ª Cia do 27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, com potencial para no futuro ser transformado em um novo Batalhão da PM. O segundo investimento envolve a criação de um mini presídio ou cadeia pública, enquanto o terceiro projeto prevê a ampliação da Delegacia de Polícia Civil localizada na área central de São Mateus do Sul. “Fico grato pelo esforço do município para viabilização deste acordo com o Estado. É importantíssimo que sejam fechados todos os ciclos de segurança para bem atender o cidadão. A proposta da prefeita Fernanda é coerente, respeitosa e adequada para toda a região e será analisada pela nossa equipe técnica e apresentada ao governador Ratinho Junior”, afirmou.

Representante oficial do município de São Mateus do Sul junto ao governo do Paraná e à Assembleia Legislativa, o deputado Alisson enalteceu a união de esforços e afirmou que a sua expectativa é que essas medidas resultem em benefícios significativos para a população local, proporcionando um ambiente mais seguro e protegido. “A conjugação de esforços permitirá a concretização destes projetos cujos resultados serão positivos não só para os moradores de São Mateus do Sul, mas de toda a região. É a garantia de mais segurança, maior efetivo policial, melhores estruturas de atendimento e agilidade nos serviços. O governador Ratinho Junior tem atuado com firmeza e feito grandes investimentos na área da segurança pública, por isso acredito que esta proposta será muito bem recebida por ele”, disse.

O deputado também destacou a pronta resposta da Sesp em relação ao número de presos na cadeia pública. “Logo após o nosso primeiro encontro com o Coronel Hudson, os detentos foram transferidos de São Mateus do Sul e hoje a delegacia está com a lotação dentro do que o espaço comporta. Agradeço ao secretário e ao delegado geral Silvio Rockembach pela rapidez no atendimento do nosso pedido”, frisou.

A prefeita Fernanda Sardanha destacou os investimentos para São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Antônio Olinto. “São notícias importantes não só para o nosso município, mas para toda a região que será muito beneficiada com a construção de uma nova Companhia da PM e com a ampliação da infraestrutura do Depen. É muito positivo porque se trata de investimentos em segurança pública”, disse. A prefeita se comprometeu a doar o terreno ao Governo do Paraná e também a fornecer uma contrapartida financeira para viabilizar o projeto.

O secretário municipal Carlos Roberto Chaves agradeceu o apoio do deputado Alisson e a atenção do secretário Coronel Hudson às demandas do município. “Para nós é um marco em relação a essa demanda, porque o secretário pôde ver in loco as condições que nós enfrentamos na cadeia pública e também no Batalhão de Polícia. A concretização deste projeto vai impactar positivamente aqui e em todo o entorno, municípios menores do que São Mateus do Sul e que também serão contemplados pelos serviços. Isso é fruto de um trabalho sério da nossa prefeita e do deputado Alisson, que abraçou e se sensibilizou com a necessidade do município”, disse.

A agenda em São Mateus do Sul foi encerrada na Câmara Municipal, com prefeitos, vereadores, autoridades da segurança pública, poder judiciário, Conselho da Comunidade e representantes da sociedade civil.

Acompanharam a visita ao município, o prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle;  delegado da Delegacia da Polícia Civil, Sérgio Luiz Alves; comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, Tenente Coronel Elisvaldo Balbino dos Santos; 2º tenente QOPM Diogo Yukio de Sá Florido, responsável pelo comando da 3ª Subdivisão da Polícia Militar do Paraná; aspirante a oficial PM Vinícius Mordhost, subcomandante da 3ª Cia PMPR; Marlon Rafael Picioni, coordenador regional da Polícia Penal de Guarapuava; delegado Rodrigo Marchetti da Polícia Penal; e o vereador Valter Przywitowski, entre outras autoridades.

Fotos: Sesp

Mais lidas

Leia também: