FIEP LANÇA AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2025

A participação do deputado Alisson no evento reforça seu compromisso com a indústria e o desenvolvimento econômico do Paraná

O deputado Alisson Wandscheer participou, na última terça-feira (15), do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Paraná 2025, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) no Campus da Indústria, em Curitiba. Em sua 19ª edição, o documento apresenta o posicionamento da Fiep sobre 23 projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa que impactam o setor industrial, reforçando o diálogo entre a indústria e o Legislativo. O evento reuniu a diretoria da Fiep, membros dos Conselhos Temáticos e Setoriais, lideranças industriais, o presidente da Assembleia, Alexandre Curi, e 11 deputados estaduais.

Alisson Wandscheer destacou a relevância da Agenda como ferramenta de colaboração estratégica. “A agenda é um forte instrumento de diálogo entre o setor produtivo e o Legislativo, onde reafirmamos nosso compromisso com o crescimento do Paraná. Meu mandato está lado a lado com a indústria, que gera empregos e faz nosso estado avançar. Pautas como desburocratização, inovação, infraestrutura e alívio tributário são essenciais para melhorar o ambiente de negócios e a competitividade dos nossos produtos”, disse.

A Agenda Legislativa analisa 852 proposições protocoladas na Assembleia em 2024, selecionando 23 projetos prioritários, sendo 16 de interesse geral (meio ambiente, infraestrutura, sistema tributário, legislação trabalhista, inovação e infraestrutura social) e sete de interesse setorial (telecomunicações, bebidas, alimentício e energia elétrica). A Fiep apoia 13 propostas, apresenta ressalvas para quatro e diverge de cinco, oferecendo pareceres técnicos para orientar os parlamentares. “A Agenda amplia o diálogo técnico com a Assembleia, promovendo um debate produtivo para o estado”, afirmou o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos.

Coordenada pelo Conselho Temático de Assuntos Legislativos, a elaboração do documento contou com a expertise da Gerência de Relações Governamentais da Fiep. Miguel Rubens Tranin, coordenador do conselho, enfatizou o rigor técnico: “Analisamos as propostas com critério, buscando medidas que facilitem a vida das indústrias e promovam empregabilidade.” Durante o evento, a Fiep também apresentou uma prévia do Observatório dos Pedágios, ferramenta que monitorará obras das novas concessões rodoviárias.

Alexandre Curi reforçou a parceria com a Fiep. “Um dos compromissos que eu assumi é antecipadamente definir as pautas, poder ouvir o setor produtivo. E essa Agenda Legislativa mostra a grande parceria que existe entre a Assembleia e a Federação de Indústrias do Estado do Paraná”, disse. “Meus cumprimentos ao presidente Edson Vasconcelos por mais essa pauta muito produtiva”, acrescentou.

A versão completa da Agenda Legislativa 2025 está disponível em: fiepr.org.br/agenda-legislativa.

 

Mais lidas

Leia também: