O deputado estadual Alisson Wandscheer visitou, nesta segunda-feira (17), o projeto de equoterapia da Polícia Militar do Paraná, iniciativa que há 30 anos transforma vidas ao oferecer tratamento terapêutico para pessoas com diversas síndromes e deficiências. Quase 50% do público atendido faz parte do espectro autista, demonstrando a importância do projeto para a inclusão e qualidade de vida dessas famílias. O Transtorno do Espectro Autista é uma das múltiplas manifestações da diversidade neurológica, área de atuação do parlamentar que é líder do Bloco da Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
Com mais de 5 mil pessoas de baixa renda beneficiadas, a equoterapia é uma abordagem multidisciplinar de saúde, educação e equitação realizada por policiais militares capacitados, em parceria com a Associação Terapêutica Paradesportiva Equocavalaria (ATPE) e a UniBrasil, proporcionando avanços físicos e psicológicos por meio do contato com os cavalos. “É um trabalho maravilhoso, que faz a diferença na vida de muitas pessoas, proporcionando desenvolvimento motor, emocional e social, especialmente para crianças neurodivergentes. Essa iniciativa é um grande exemplo de como a união entre instituições pode gerar um impacto positivo na sociedade, transformando realidades por meio do cuidado e da dedicação”, destacou o deputado.
O comandante do Regimento Coronel Dulcídio, tenente-coronel Juliano Caciatori, conduziu a visita e destacou a função social do projeto. “A equoterapia é um dos serviços oferecidos à comunidade pela cavalaria da Polícia Militar do Paraná e, por vezes, a única possibilidade de tratamento de diferentes condições para pessoas carentes”, afirmou ao apresentar o funcionamento da terapia e seus benefícios. A visita foi acompanhada pela Capitã Gisele Lopes, coordenadora do projeto, e pela presidente da ONG Equocavalaria, Maró Barreto.
Alisson parabenizou todos os profissionais envolvidos na iniciativa e reafirmou seu compromisso com a inclusão. “Nosso mandato está à disposição para fortalecer e apoiar este e todos os projetos sociais que promovam mais qualidade de vida para a população. Seguimos juntos cuidando das pessoas”, concluiu.