JANEIRO BRANCO 2025 CONVIDA À REFLEXÃO SOBRE SAÚDE MENTAL NO BRASIL

O movimento Janeiro Branco é dedicado à conscientização sobre o bem-estar emocional e o reconhecimento das necessidades individuais. Seu objetivo é estimular a sociedade a falar sobre a saúde mental de forma aberta e sem tabus.

“Este ano, quero trazer a pauta da neurodiversidade para o centro dessa discussão. Isso porque condições como autismo, TDAH, dislexia são variações naturais do cérebro humano e não desordens que precisam ser curadas. Além disso, esses transtornos afetam gravemente a saúde emocional de familiares, principalmente das mães e, mais ainda, daquelas que assumem sozinhas os cuidados de filhos neurodivergentes”, destaca o deputado estadual do Paraná Alisson Wandscheer.

Por isso, o Janeiro Branco e a neurodiversidade andam de mãos dadas e convidam à reflexão sobre nossas vidas, nossas atitudes e a atenção ao próximo, independentemente das diferenças neurológicas. A cor branca escolhida pelo movimento representa uma página em branco, onde as pessoas podem escrever suas próprias histórias e começar de novo.

Cuidar da mente é essencial para viver com mais qualidade de felicidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, outras centenas de milhões enfrentam transtornos de ansiedade e 20% apresenta alguma forma de neurodiversidade. Esses números revelam o impacto da saúde mental nas nossas vidas e a importância das políticas públicas e do acompanhamento médico para se reduzir os riscos de doenças crônicas e até de suicídios.

Com certeza, você conhece alguém nestas condições!

Lembre-se sempre: conhecimento e apoio geram inclusão, respeito e salvam vidas.

Mais lidas

Leia também: