MUNICIPALISMO MAIS FORTE EM 2024

O deputado estadual Alisson Wandscheer destacou a força do movimento municipalista no estado ao participar na manhã desta quarta-feira (18) da assembleia geral da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), no restaurante Madalosso, em Curitiba.

“A força do movimento municipalista no Paraná é evidenciada pela união e pelo trabalho conjunto dos municípios com o governo estadual e a Assembleia Legislativa.  Este movimento é um exemplo de como a colaboração e a representatividade podem amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos prefeitos para atender as necessidades das suas populações. Municípios fortes conquistam autonomia, fortalecem a economia regional, refletindo no crescimento do estado como um todo”, afirmou.

A grande confraternização de quem vive diariamente a pauta municipalista e se dedica a garantir o melhor para a sua população, marcou o encerramento das atividades da AMP em 2024. Prefeitas e prefeitos eleitos, reeleitos e aqueles que estão encerrando seu ciclo prestigiaram o evento ao lado dos convidados do presidente Edimar Santos, que também responde pela secretaria geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e é prefeito de Santa Cecília do Pavão. Marcaram presença o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o futuro presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, secretários de Estado, ex-governadores, representantes do governo federal, BRDE (Banco Regional do Extremo Sul), Fomento Paraná, Sanepar e Caixa Econômica.

Municípios atendidos

Como deputado municipalista, Alisson Wandscheer disse ter motivos para comemorar os resultados do trabalho em apoio aos municípios. “A soma dos recursos estaduais e federais repassados às prefeituras por meio de emendas parlamentares e de bancada atingiu a cifra de R$ 110 milhões. São recursos articulados pelo meu mandato e do deputado federal Toninho Wandscheer em atendimento a diversas áreas e fundamentais para levar infraestrutura, serviços públicos de qualidade e progresso a todos os cantos do Paraná”, destacou Alisson.

O parlamentar também comemorou a expansão da sua base eleitoral. “As eleições municipais deste ano reconduziram nossos prefeitos e elegeram novos aliados. Com isso, no ano que vem, representarei mais cidades, cumprindo a missão para a qual fui eleito e os compromissos assumidos com os eleitores”, disse, concluindo que, independentemente da representação parlamentar, o seu gabinete na ALEP atende as demandas de todas as 399 cidades paranaenses. “O municipalismo não tem fronteiras territoriais e nós fomos eleitos para atender todos os paranaenses.”

Repasse

O vice-governador Darci Piana destacou os investimentos feitos pelo Estado nos municípios, que receberam 8,3% mais recursos em 2024 do Governo Ratinho Junior. O volume totalizou R$ 13,4 bilhões, o maior em mais de 20 anos.

Piana disse que o Paraná é o Estado que mais cresce no Brasil. “E este processo vai ser intensificado em 2025. Juntos, vamos construir um Estado muito mais moderno e desenvolvido”, comentou.

Edimar Santos fez um resumo das conquistas da sua gestão, que colocou a associação como protagonista do movimento municipalista brasileiro. “Agradecemos ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao vice-governador, Darci Piana, pelo apoio dado à AMP, bem como à Assembleia Legislativa e à bancada federal do Paraná. Nenhuma decisão no governo que envolve os municípios é tomada sem consulta à AMP, que é a casa do municipalismo paranaense”, disse.

Mais lidas

Leia também: