CHARUTO DE ARROZ COZIDO EM CALDO DE FEIJÃO VENCE CONCURSO MELHOR MERENDA DO PARANÁ

Valorizar o talento das 5 mil merendeiras e merendeiros da rede estadual de ensino é o objetivo do Concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná, que premiou, nesta segunda-feira (18), as receitas vencedoras da disputa. A partir de agora, os três primeiros pratos da competição farão parte do cardápio dos alunos nas mais de 2 mil escolas do estado.

Os finalistas foram anunciados pelo governador Ratinho Junior e pela chef Manu Buffara, reconhecida mundialmente como uma das melhores o mundo. Das 524 receitas inscritas, 100 serão eternizadas em um livro assinado pela chef, reforçando ainda mais a importância da gastronomia na nossa cultura.

O deputado Alisson Wandscheer participou da premiação e falou sobre o papel da boa alimentação no desempenho escolar dos estudantes. “O concurso destaca o investimento na alimentação de qualidade e saudável para melhorar a aprendizagem dos mais de 1 milhão de alunos que recebem três refeições diárias nas escolas estaduais”, afirmou. “E quando esse alimento é feito com amor pelas nossas merendeiras os resultados são ainda melhores, garantindo ao Paraná o título de melhor educação do Brasil.”

Concurso

O concurso reuniu participantes de diversas regiões do Estado, passou por fases regionais e estaduais, até a seleção de 32 finalistas. Os pratos destacaram a diversidade regional com receitas que resgataram a nossa tradição culinária e priorizaram ingredientes locais, sempre com foco na sustentabilidade. Todos os alimentos utilizados foram produzidos pelas cooperativas de agricultura familiar.

A merendeira Clarice Iaciuk Costa Rosa, do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, de Prudentópolis, ganhou o primeiro lugar com a receita de charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão. A segunda colocada foi Dina Aparecida Gavelik, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Conceição de Campo Magro, com a receita de pão de talos e folhas. No terceiro lugar ficou a maionese de batata doce da Gislaine Aparecida Davier, do Colégio Estadual Rui Barbosa de Arapoti. A feijoada poveira, da Vângela de Jesus Santos, do Ceebja Paranaguá recebeu o quarto prêmio.

Curitiba, 18 de novembro de 2024 – O Governo do Paraná premia as vencedoras do Concurso “A Melhor Merenda do Paraná”.

Iniciativa

Iniciativa inédita no Estado, o concurso foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

O Fundepar distribui cerca de 38 mil toneladas de comida por ano às escolas estaduais, incluindo proteína animal servida diariamente, além de alimentos in natura que são adquiridos diretamente das cooperativas da agricultura familiar, em um movimento que beneficia cerca de 18 mil produtores rurais. O investimento ultrapassa R$ 500 milhões.

Desde 2022, os mais de 2,1 mil colégios da rede estadual paranaense contam com três refeições por turno, sendo que os de ensino integral chegam a ter até oito refeições no dia.

Curitiba, 18 de novembro de 2024 – O Governo do Paraná premia as vencedoras do Concurso “A Melhor Merenda do Paraná”.

Mais lidas

Leia também: