DEPUTADO ALISSON RECEBE CÔNSUL HONORÁRIO DA COREIA DO SUL

O deputado Alisson Wandscheer recebeu hoje (22) em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a visita do Cônsul Honorário da Coreia no Paraná, o empresário Cristian Kim.

O tema central do encontro foi a instalação da multinacional LG Eletronics em Fazenda Rio Grande e a expectativa para a conclusão da primeira fase das obras da planta industrial. O início da fabricação de produtos da linha branca premium está previsto para janeiro de 2026. Já a contratação dos trabalhadores deve começar no final de 2025. Nesta etapa serão gerados 1500 empregos diretos e indiretos. A fase final do empreendimento foi projetada para 2030, quando a indústria, em plena produção, deverá gerar 4 mil empregos.

“A vinda da LG para Fazenda Rio Grande é fruto de uma parceria estratégica entre forças políticas, empresariais e diplomáticas, abrirá novas oportunidades para a nossa população e desenvolvimento para o município”, disse o deputado.

Áreas estratégicos como o comércio bilateral entre o Paraná e o país asiático e o intercâmbio em setores importantes como a educação, cultura, tecnologia, energias renováveis, construção civil e desenvolvimento urbano, também foram abordados na reunião.

Cristian Kim foi nomeado pelo Consulado da Coreia do Sul no Paraná em julho deste ano com o objetivo de promover as relações bilaterais entre o país e o Paraná, contribuindo para a expansão das relações de cooperação nas áreas científica, cultural e econômica. Ele é filho de imigrantes coreanos que vieram para o Brasil na década de 70 para atuar em Curitiba, professor de pós-graduação em Gestão de Negócios na FAE Business School e sócio da Nabi Capital Humano.

Em março de 2023, o governador Ratinho Junior liderou uma missão comercial internacional do Governo do Paraná à Coreia do Sul para prospectar investimentos, expandir as exportações paranaenses, em especial a venda de proteína suína. O país asiático detém a 8ª posição no ranking dos países compradores de produtos paranaenses. Em 2022 foram US$ 601,5 milhões.

O governo do Paraná também começa a utilizar tecnologia sul-coreana, baseada em inteligência artificial, no diagnóstico da aprendizagem de estudantes da rede estadual. A ferramenta chamada de Aprendiz Inteligente é alimentada com videoaulas e materiais didáticos criados pelos próprios professores.

Mais lidas

Leia também: