A Amazon, gigantes de vendas on-line, anunciou, nesta quinta-feira (15), em um evento no Recife, um projeto inédito junto à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A Associação desenvolverá uma cartilha para clientes aprenderem mais com a assistente virtual Alexa sobre o tema. A ação visa demonstrar como a ferramenta pode ajudar na capacidade de concentração, controle da impulsividade e imediatismo em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Recentemente, a empresa também lançou mais um dispositivo com Alexa integrada, o Echo Spot, despertador inteligente com display personalizável.
Uma pesquisa encomendada pela marca revelou que um terço das pessoas com deficiência (PCDs) utilizam algum assistente virtual. A gigante das vendas on-line, por sua vez, é detentora da mais popular: Alexa, ou Echo. A pesquisa, realizada em maio de 2024 com 488 participantes, mostrou que 91% das PCDs conhecem a tecnologia de assistentes virtuais. Entretanto, 66% relatam impactos positivos em suas vidas.
O que para muitas pessoas é conveniência e ganho de tempo, para pessoas com deficiência pode significar mais autonomia. As funções mais utilizadas por eles são:
- Reprodução de música (58%);
- Controle de casa inteligente (46%);
- Configuração de alarme e timers (49%);
- Notícias (43%);
- Configuração de lembretes (42%);
- Comunicação (40%);
- Criação de rotinas automatizadas (29%);
- Fazer compras ou controlar pedidos (24%); e
- Leitura de texto em voz alta (22%).
fonte: https://www.leiaja.com/tecnologia/2024/08/15/amazon-anuncia-que-assistente-virtual-vai-ajudar-pessoas-tdah/