A afirmação de que Bob Esponja Calça Quadrada é autista é uma interpretação que surgiu na comunidade de fãs e foi expressada publicamente por Tom Kenny, o ator que dubla o personagem.
Kenny sugeriu em diversas ocasiões que certas características do Bob Esponja, como sua obsessão pelo trabalho, seu entusiasmo e seu foco nos detalhes, poderiam ser interpretadas como traços associados ao espectro do autismo.
Em sua participação na “Motor City Comic Con 2024”, Tom Kenny, falou sobre a personalidade do personagem, afirmando que ele é autista. Esse comentário inesperado repercutiu positivamente nos fãs, atraindo aplausos e apoio generalizados.
Durante a sessão de perguntas e respostas, um fã no espectro do autismo perguntou a Kenny diretamente se Bob Esponja era autista. Ele respondeu afirmativamente:
“Bob Esponja também está no espectro como personagem”, garantiu.
A multidão explodiu em aplausos quando ele acrescentou: “Sabe de uma coisa? Esse é o superpoder dele, da mesma forma que é o seu superpoder”, justificou.
Esta não é a primeira vez que Kenny toca no assunto.
Em outubro de 2012, durante uma entrevista no podcast “WTF” de Marc Maron, Tom Kenny especulou que Bob Esponja poderia estar no espectro do autismo.
Ele observou: “Não sei o que há naquele programa que fala com crianças que estão no espectro do autismo, mas mais do que outros desenhos animados… porque Bob Esponja como personagem é um pouco autista. Obcecado com seu trabalho, muito trabalhador, se aprofunda muito, muito em algo.”
Apesar de sua afirmação, nem os criadores da série e nenhum profissional da saúde confirmaram o ‘diagnóstico’ do personagem.
A ideia de Bob Esponja ser autista é uma interpretação subjetiva de sua personalidade, baseada em certas características que alguns espectadores vincularam ao espectro do autismo.
FONTE: TERRA/ O FUXICO