NOVIDADES NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Novas substâncias aumentam e melhoram as possibilidades de tratamentos de pacientes com TDAH

*Por Fabio Barbirato

É inerente à Medicina sua vocação para o progresso da saúde, por meio da prevenção e do tratamento de doenças. O conhecimento traz novas percepções e entendimentos. É o caso, por exemplo, do Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sobre o qual sabe-se cada vez mais. E o resultado destes estudos vai chegando, aos poucos, ao público.

As inovações são constantes, como as substâncias atomoxetina, liberada pela Anvisa desde 2023, e viloxezina, já à venda no mercado americano e recém-aprovada para tratamento de TDAH, com previsão de chegada ao mercado brasileiro em 2025. Outra novidade que chega no segundo semestre é a Lisodextroanfetamina em gotas, que facilitará para titular a dose mais devagar, evitando muitos dos efeitos adversos desta substância e potencializando o tratamento mais personalizado dos pacientes, com doses específicas para cada um. Já os estudos com centanafadina indicaram bons resultados e devem seguir no mesmo caminho.

Mas, afinal, o que é o TDAH? Entre os principais sinais de TDAH está a desatenção, como: deixar de prestar atenção em detalhes e comete erros por descuido, distrair-se facilmente, dificuldade em manter a atenção, parecer não escutar, dificuldade em se organizar e seguir instruções, perder de objetos, esquecer atividades diárias com frequência.

Outro sinal do TDAH é a hiperatividade/ impulsividade, ou seja: agitar mãos e pés e mexer-se na cadeira, dificuldade de ficar em silêncio, falar demais, inquietação, sentirse sempre muito ocupado ou elétrico, dificuldade para aguardar a vez, por exemplo.

O TDAH não cursa com graves dificuldades escolares. Quando este sintoma também é aparente, precisa necessariamente avaliar outra patologia. E muitos jovens ansiosos podem apresentar todos os sintomas de TDAH, mas, no entanto, tais sintomas não serem causados por esta patologia, mas sim pela ansiedade – o tratamento para TDAH pode piorar e muito o quadro de ansiedade. Este é um dos diagnósticos diferenciais mais importantes.

A prevalência do transtorno é de 2 a 4% de adolescentes entre 12 e 14 anos e de 3 a 7% de todas as crianças em idade escolar. O número maior de casos acontece entre pessoas do sexo masculino: média de dois meninos para uma menina. Entre os adultos, a prevalência chega a 4%.

Testes neuropsicológicos são úteis para avaliar déficits específicos, mas não servem para diagnóstico, a ponto de serem realizados rotineiramente. Apesar dos estudos sobre o tema, ainda não há dados suficientes que indiquem a utilidade de exames de neuroimagem como ferramentas clínicas, embora tais exames sejam promissores em termos de pesquisa. O eletroencefalograma (EEG), por exemplo, não é necessário para o diagnóstico de TDAH, embora tenha utilidade em casos de diagnósticos diferenciais específicos.

Dentre muitas coisas equivocadas que se diz para justificar o TDAH estão razões alimentares (aditivos, alergias, açúcar, leite), excesso de cafeína, ausência dos pais, estresse familiar, lar caótico, televisão e/ou videogame em excesso, bem como transtornos mentais como depressão, ansiedade e transtornos de estresse pós-traumático ou de aprendizagem. É importante repetir que estes pontos não fazem qualquer sentido ou tem respaldo científico.

Portanto, é fundamental estar atento ao que não tem evidência científica quanto a eficiência como tratamento: acupuntura, meditação, homeopatia, exercícios físicos, hypericum perforatum, musicoterapia, Florais de Bach, dietas alimentares restritivas. Não há aqui qualquer juízo de valor quanto a estes procedimentos. Eles podem ser úteis para outras questões, mas não se aplicam no tratamento do TDAH.

Cada paciente demanda um tipo de tratamento, de acordo com o seu diagnóstico. Alguns podem requerer apenas tratamento terapêutico comportamental, outros exigem combinação com medicamentos – e mesmo entre esses, oscila muito a dosagem necessária. É fundamental procurar um médico especializado para fechar diagnóstico e, se confirmado o TDAH, fazer acompanhamento do caso.

*Fabio Barbirato é psiquiatra pela ABP/CFM e responsável pelo Setor de Psiquiatria Infantil do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa do Rio. Como professor, dá aulas na pós-graduação em Medicina e Psicologia da PUC-Rio. É autor dos livros “A mente do seu filho” e “O menino que nunca sorriu & outras histórias”. Foi um dos apresentadores do quadro “Eu amo quem sou”, sobre bullying, no “Fantástico” (TV Globo).

Fonte: https://vejario.abril.com.br/coluna/fabio-barbirato/novidades-no-tratamento-do-transtorno-deficit-de-atencao-e-hiperatividade/

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