BONECA GANHA ‘CIRURGIA’ PARA AJUDAR CRIANÇA AUTISTA A ENFRENTAR O MEDO DO HOSPITAL

A internação de Sophia Alves, de 6 anos, no hospital da Rede Ebserh gerou uma iniciativa que promoveu brincadeiras durante sua recuperação

A equipe médica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) – filiado à Ebserh, em Campo Grande, inovou ao “operar” bonecos para auxiliar crianças em tratamento, como no caso de Sophia Alves, de 6 anos, e Heitor da Silva, de 2 anos. A ação, liderada pela médica pediátrica Paola Nakashima, emocionou os familiares que estão ao lado de seus filhos internados há mais de 15 dias.

Paola explicou a origem da ideia: “Essa ideia veio da época da minha residência em que eu atendi vários pacientes e a gente brincava com isso. Pegamos alguns materiais vencidos do setor e confeccionamos. Junto com a psicóloga fomos levar os brinquedos, o Heitor ficou feliz da vida, abriu um sorrisão e foi muito gratificante.”

O envolvimento da equipe não apenas estimulou a recuperação das crianças, mas também trouxe alívio emocional. Letícia Alves, mãe de Sophia, relatou que sua filha teve uma reação inicial difícil, percebendo que a boneca estava passando pelos mesmos procedimentos que ela.

“Hoje com a psicóloga ela falou que a boneca estava fedida, ai a psicóloga disse ‘vamos dar um banho nela para ela ficar cheirosa’. Tudo de uma forma muito lúdica. Então ela levantou, coisa que ela não queria por causa da dor, ajeitou a água e está lá dando banho na boneca. Tenho certeza que daqui para frente vai querer levar a boneca com ela”, comentou Letícia.

Além disso, Letícia ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “A criança só tende a evoluir fazendo isso, traz uma leveza, tira o ambiente pesado de estar há muitos dias internada no hospital. Acho que devem continuar com esse trabalho.”

Claudio Marques, pai de Heitor, também observou os benefícios da ação, especialmente com o boneco do Hulk: “Ele até melhorou um pouco. Começou a dar remédio para o boneco dele, então foi bom. Gostei muito, fortalece mais as crianças”, finalizou o pai.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Mais lidas

Leia também: