TARDE INCLUSIVA EM MATINHOS DISCUTE NEURODIVERSIDADE

A cidade de Matinhos recebe no próximo sábado – 22 de junho – um evento significativo para a inclusão social e a neurodiversidade.

Promovida pelo deputado Alisson Wandscheer, coordenador do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a Tarde Inclusiva é uma iniciativa que visa ampliar o diálogo e a conscientização sobre as questões que afetam indivíduos neurodivergentes e suas diferenças cognitivas.

O evento será aberto pelo parlamentar, um pai atípico diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e líder em questões de neurodiversidade no Paraná. A programação começa às 14h.

A Delegada da Polícia Civil do Paraná e titular do Serviços de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Patrícia Nobre, conduzirá uma palestra sobre bullying, e a advogada presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB de Foz do Iguaçu e mãe atípica, Aline Milanez, falará sobre os direitos das pessoas autistas.

Os participantes terão acesso a serviços como o cadastro para Carteira do Autismo (com laudo), experimentação de óculos de realidade virtual, além de orientações jurídicas e canais para denúncias.

“A Tarde Inclusiva é uma oportunidade que estamos levando para todos que desejam aprender mais sobre neurodiversidade e como apoiar a inclusão na nossa sociedade. É também um espaço importante para pais e mães atípicos e pessoas com autismo, TDAH e dislexia que buscam apoio, serviços, direitos e informações sobre a condição neurodivergente”, afirma Alisson Wandscheer.

Aberta a toda comunidade do Litoral, a Tarde Inclusiva será realizada na Rua Durval Ferreira Romualdo, 200, Bairro Caiobá, com apoio da Polícia Civil do Paraná, Instituto Aprova, Instituto de Apoio e Proteção à Vida do Autista, União das Famílias pelo Autismo (UFA) e Juntos pelas Famílias Atípicas (JPFA).

 

 

 

Mais lidas

Leia também: