O deputado estadual Alisson Wandscheer (SL) homenageou 17 (dezessete) policiais do 13º e 23º Batalhões da Polícia Militar do Paraná com menções honrosas da Assembleia Legislativa do Paraná. A honraria foi entregue durante a sessão plenária desta terça-feira (11).
Os policiais homenageados trabalham nas equipes da Patrulha Maria da Penha e também nas rondas ostensivas e atendimento de ocorrências policiais.
“Hoje é um dia de reconhecimento e de gratidão e com grande alegria concedo esta distinção especial a estes homens e mulheres cujo trabalho impacta na vida de milhares de pessoas”, afirmou o deputado.
A Menção Honrosa, segundo Alisson, celebra a coragem, o profissionalismo e a dedicação com que estes policiais desempenham as suas funções. “Reconhecemos que a profissão é marcada por sacrifícios, mas também por incontáveis momentos de vitória e esperança, e por isso, a nossa gratidão é imensa”, disse.
Violência contra a mulher
A Patrulha Maria da Penha atua no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. O trabalho inclui visitas comunitárias preventivas pós-ocorrência, oferecendo escuta ativa e especializada, orientações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e seus ciclos, e as medidas preventivas de urgência. Durante estas visitas, as necessidades das vítimas são avaliadas e, quando preciso, as mulheres são encaminhadas para órgãos competentes da rede de proteção.
As equipes da Patrulha Maria da Penha também promovem ações preventivas nas comunidades, realizando palestras em escolas públicas, igrejas, hospitais e empresas privadas.
O programa foi implantado em 2021 e até 2024 as medidas protetivas e preventivas conseguiram reduzir a reincidência dos casos, mesmo diante do aumento no número de novos registros de violência doméstica. Neste período, as equipes dos dois batalhões realizaram mais de 2 mil visitas pós-ocorrência de violência doméstica.
Em seu discurso, Alisson disse que os policiais da Patrulha Maria da Penha não são apenas defensores da lei, mas também da dignidade e do respeito para todas as mulheres. “Este trabalho incansável e dedicado é um alicerce importante no combate à violência contra as mulheres. Cada ronda, cada visita, cada intervenção é um ato de coragem e de compromisso com a segurança e o bem-estar de nossas cidadãs”, afirmou.
Salvando vidas
Reconhecimento também aos policiais da 2ª Cia do 23º BPMPR, responsáveis pelo salvamento de um jovem de 17 anos que tentou tirar a própria vida. A ocorrência foi registrada na Cidade Industrial de Curitiba este ano.
Ao chegarem na residência, os policiais se depararam com uma situação delicada, uma pessoa em risco iminente de morte, inconsciente, com baixos sinais vitais, amarrada pelo pescoço a uma corda. Rapidamente, a equipe iniciou os procedimentos de reanimação até a chegada dos socorristas do Siate. A intervenção precisa foi determinante para a preservação da vida deste jovem.
Para o parlamentar, acima das habilidades técnicas, os policiais demonstraram um profundo respeito pela vida humana e a grande capacidade de lidar com situações de crise de forma eficaz e com empatia.
“Hoje, reconhecemos publicamente o heroísmo e profissionalismo desta equipe, que ao salvar mais uma vida, reforçou o compromisso da Polícia Militar do Paraná não só com a segurança e a ordem pública, mas também no zelo pelo servir, guardar e garantir o bem-estar dos cidadãos e das famílias, com muito respeito. Esta é a verdadeira polícia cidadã, a mão amiga que resgata, acolhe e salva”, destacou.
POLICIAIS MILITARES AGRACIADOS COM MENÇÃO HONROSA
PATRULHA MARIA DA PENHA
13º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
Comandante Tenente-Coronel Damião Eneias de Melo dos Santos
Subcomandante Major Silvio Cordeiro de Paula
1º Tenente – CMT da 4ª CIA – Everton Pereira Taborda
2ª Sargento – 4ª CIA – José Augusto Bolzan
Soldado – 4ª CIA – Daniele Rodrigues Fontenele
Soldado – 4ª CIA – Agnes Karini Bill Martins Lopes
PATRULHA MARIA DA PENHA
23º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
Comandante Tenente-Coronel Francisco Carlos Hrentechen
Subcomandante Major Deoclécio Aires Barbosa
Capitão – CMT 1ª CIA – Ademilson Batista Gonçalves
Soldado – 1ª CIA – Maycon Fernandes da Silva
Soldado – 1ª CIA – Gustavo Leal Gomes
Soldado – 1ª CIA –Kelyn Giraldello
Soldado – 1ª CIA – Stefanny Karoline Cardoso Duarte
SALVAMENTO TENTATIVA DE SUICÍDIO
23º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
Comandante da 2ª CIA -Capitão Alexandre Ball
Soldado Camilo Fábio Deoracki
Soldado Gabriel Alves Siqueira
Soldado Devancir Nunes Santana