O Paraná deu um passo significativo em direção à inclusão social com o anúncio de um pacote de investimentos de R$ 13,8 milhões destinados a projetos de acessibilidade e inovação.
A notícia foi celebrada pelo deputado Alisson Wandscheer, líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná: “Um dia para comemorar. A pauta da inclusão ganha força no Estado para o bem de autistas, suas famílias e pessoas com deficiência visual”.
O governador Ratinho Junior reservou R$ 2 milhões desse montante para serem aplicados na instalação de salas multissensoriais para atender crianças e adolescentes autistas e com outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Essas salas serão implementadas inicialmente por prefeituras de 10 municípios, incluindo Fazenda Rio Grande, Bandeirantes, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Irati, Ivaiporã, Londrina, Palmeira e Ponta Grossa.
Terapia sensorial
O dinheiro será usado na compra de equipamentos e materiais, serviços de instalação, montagem e treinamento da equipe que vai operar o espaço. As salas, cedidas pelos municípios, serão equipadas com software integrados ao espaço e aos equipamentos da terapia, permitindo dimensionar e controlar os estímulos sensoriais, o que inclui iluminação suave, cores agradáveis, texturas diversas, sons calmantes e outros elementos interativos.
As prefeituras deverão elaborar atividades que permitam ao público explorar e processar sensações de maneira gradativa em um ambiente controlado.
Displays táteis
Além das salas sensoriais, o pacote inclui a aquisição de 100 displays táteis inteligentes para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
Esses dispositivos são tablets que transformam conteúdos visuais em linguagem Braille em tempo real, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão interpretem gráficos, mapas, tabelas e outros tipos de imagens. Importada da Coreia do Sul, essa tecnologia faz do governo do Paraná o primeiro ente público do mundo a adotar os displays.
Inovação
As iniciativas não param por aí. O pacote também abrange projetos que utilizam bancos de dados para conectar prefeituras a potenciais investidores e a criação de espaços de coworking voltados para a inovação.
As medidas visam não apenas a inclusão, mas também o desenvolvimento econômico e a promoção de um ambiente propício à inovação em todo o Estado. As secretarias de Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Educação respondem pelos projetos de tecnologia de acessibilidade digital.
Inclusão
O deputado Alisson parabenizou o governador Ratinho Junior e o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, pelos investimentos. “Estas ferramentas são fundamentais para garantir que nossas crianças e jovens tenham autonomia e acesso ao melhor que a tecnologia pode oferecer para terapias e educação”, afirmou.
Para o parlamentar, os investimentos representam um avanço importante para o Paraná e reforçam o compromisso do governo estadual com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que todos tenham oportunidades iguais para aprender e viver com independência.
“É um passo significativo na nossa busca pela redução das barreiras sociais e por uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.