ABRIL DA INCLUSÃO TRAZ PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA PARA AUTISTAS E FAMÍLIAS ATÍPICAS

O Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está promovendo uma série de atividades durante o mês de abril para conscientizar a sociedade sobre a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o apoio da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, secretarias municipais e entidades engajadas na causa, como ICo Project, Leões do Autismo, Reduto e Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia (AFAPE), o Abril da Inclusão visa dar visibilidade e promover a compreensão em relação ao TEA.

O deputado Alisson Wandscheer, líder do Bloco Parlamentar, enfatiza que o Abril da Inclusão é uma oportunidade para celebrar a diversidade e avançar na promoção da inclusão como uma realidade diária. “Vamos compartilhar conhecimento, aprender e crescer juntos como comunidade, valorizando cada indivíduo por suas contribuições à sociedade, com respeito às diferenças”, ressalta.

Confira a programação: 

– Roda de Conversa com Autistas

O evento será realizado no ICo Project, localizado na Rua Padre Anchieta, 231, Mercês, em Curitiba, no dia 3 de abril, a partir das 14 horas. O objetivo é compartilhar experiências e promover a compreensão e a empatia em relação ao TEA.

– Tarde Inclusiva

No dia 6 de abril, das 14h às 18h, o Bloco Parlamentar da Neurodiversidade realizará uma Tarde Inclusiva no Ginásio Gurizão, localizado na Rua Sta. Mônica, nº 400, Bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande. O evento contará com atividades lúdicas, culturais e esportivas para autistas e suas famílias, além de serviços como cadastro e emissão da Carteira do Autismo (com laudo), inscrições para o Armazém da Família, orientação jurídica, espaço de dessensibilização e circuito interativo laboral.

– Roda de Conversa com Entidades

No dia 11 de abril, das 14h às 16h, será realizada uma Roda de Conversa na Avenida Marechal Deodoro, 869, 14º andar, Centro, Curitiba, com entidades que apoiam e promovem a inclusão de pessoas com TEA. O objetivo é trocar experiências e fortalecer os laços com organizações que trabalham pelos direitos de autistas e famílias atípicas.

Roda de Conversa com Mães de Autistas

No dia 18 de abril, das 14h às 16h, também na Avenida Marechal Deodoro, 869, 14º andar, Centro, Curitiba, a Roda de Conversa será dedicada para mães de autistas trocarem experiências, vivências, desafios e conquistas. O evento contará com a presença da doutora Fernanda, que abordará temas relacionados à saúde e bem-estar das mulheres.

Conscientização

Além das atividades programadas, é importante destacar que o mês de abril é dedicado à conscientização sobre o autismo, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e da inclusão justa e igualitária das pessoas com TEA. Com uma em cada seis crianças autistas no mundo, e estima-se que haja cerca de 2 milhões de pessoas com TEA no Brasil, a sensibilização da sociedade é fundamental para promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade.

Mais lidas

Leia também: