ABRIL DA INCLUSÃO TEM ATIVIDADES PARA AUTISTAS E FAMÍLIAS ATIPICAS

Para promover o mês de conscientização do autismo, o Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) programou uma série de atividades visando dar visibilidade e conscientizar a sociedade sobre a inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa chamada de Abril da Inclusão tem apoio da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, secretarias municipais, associações e entidades que atuam na causa, ICo Project, Leões do Autismo, Reduto e Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia (AFAPE).

Líder do Bloco Parlamentar, o deputado estadual Alisson Wandscheer afirma que o Abril da Inclusão é um mês de celebrar a diversidade e de promover a inclusão.

“Uma demonstração dos nossos esforços para construir um futuro onde a inclusão não seja apenas um objetivo, mas uma realidade vivida diariamente. Vamos compartilhar conhecimento, aprender e crescer juntos como comunidade, valorizando cada indivíduo por suas contribuições à sociedade, com respeito às diferenças”, afirmou.

Tarde Inclusiva Fazenda Rio Grande

Dentro da programação, o Abril da Inclusão promoverá uma Tarde Inclusiva em Fazenda Rio Grande, com atividades para autistas e suas famílias.

O evento acontecerá no próximo dia 6 de abril, no Ginásio Gurizão, das 14h às 18 horas, com apoio da Prefeitura Municipal e entidades. A organização está a cargo da equipe do deputado Alisson, o primeiro gabinete parlamentar inclusivo do Brasil, certificado pela Organização ONDA AutismoS com o selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista.

As crianças autistas serão acolhidas com atividades lúdicas, culturais e esportivas, como pintura de rosto, contação de histórias, futebol e dança.

Já para os pais serão disponibilizados serviços como cadastro e emissão da Carteira do Autismo* (com laudo), inscrições para o Armazém da Família, orientação jurídica, circuito interativo laboral, espaço de dessensibilização e óculos de realidade virtual.

O Ginásio Gurizão está localizado na Rua Sta. Mônica, nº 400, Bairro Santa Terezinha.

Rodas de Conversa

Para compartilhar experiências, estão programadas Rodas de Conversa nos dias 3, 11 e 18 de abril.

No dia 3, a atividade será com autistas. A ideia é ouvir quem vive o transtorno, entender suas dificuldades e anseios. A Roda de Conversa será realizada no Ico Project, na Rua Padre Anchieta, 231, Mercês, em Curitiba, a partir das 14 horas.

No dia 11 de abril será a vez das entidades que apoiam e promovem a inclusão de pessoas com TEA. A proposta é trocar experiências e fortalecer os laços com organizações que trabalham pelos direitos de autistas e famílias atípicas.  Esta Roda de Conversa acontece das 14 à 16h, na Avenida Marechal Deodoro, 869, 14º andar, Centro, Curitiba.

Já no dia 18 de abril, das 14h às 16h, a Roda de Conversa reunirá mães TEA para trocar experiências, falar das angústias, dos desafios e das conquistas diárias. A tarde também proporcionará às mães de autistas uma palestra sobre saúde e bem-estar das mulheres com a doutora Fernanda. Local: Avenida Marechal Deodoro, 869, 14º andara, Centro, Curitiba.

SERVIÇO

*TARDE INCLUSIVA DE FAZENDA RIO GRANDE

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOLICITAÇÃO DA CIPTEA (CARTEIRA DE INDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA)

– RG do responsável e do autista

– CPF do responsável e do autista

– Fotografia recente do autista nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão.

– Laudo médico digitalizado com os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados a saúde (CID) e assinatura com CRM do médico.

– Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo. Exemplo: carteira de vacinação e carteira de doação de sangue.

– Comprovante de endereço atualizado.

– E-mail para contato do responsável.

– Dois telefones para contato do responsável.

Mais lidas

Leia também: