Alunos, professores e diretores de escolas estaduais de Fazenda Rio Grande
e o vereador autor da lei municipal Parlamento Jovem visitaram a ALEP
Estudantes de colégios estaduais de Fazenda Rio Grande e vereadores mirins do Parlamento Jovem municipal foram recepcionados pelo deputado estadual Alisson Wandscheer durante visita guiada à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), nesta segunda-feira (30).
Os jovens vieram conhecer a Casa de Leis e aprender sobre o funcionamento do Legislativo estadual.
“Proporcionar aos estudantes o conhecimento do trabalho parlamentar, a vivência do processo político e democrático, fazê-los entender a importância da política nas nossas vidas, é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados na vida pública e em sociedade”, afirmou o deputado.
Na visita guiada, os estudantes conheceram o gabinete do deputado, que representa o município de Fazenda Rio Grande na Assembleia Legislativa do Paraná e no Governo estadual e tem como bandeiras de mandato o municipalismo e a neurodiversidade, visitaram o Plenário e o Plenarinho, participaram de uma sessão solene, assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento da Casa de Leis, da ALEP, o trabalho das comissões, o rito de uma sessão plenária e aprenderam a importância das relações republicanas que devem conduzir as ações entre os poderes.
“Essa participação na vida política é desafiadora para a juventude e capaz de criar envolvimento cívico e consciência social mais apuradas para enfrentar os desafios e problemas da sociedade”, disse.
O vereador fazendense Fabiano de Queiroz Sobral (Professor Fabiano Fubá), acompanhou a visita e destacou a importância da atividade na construção de uma democracia mais forte e saudável. “Entender como funcionam os poderes contribui para a formação de políticos mais qualificados, cria consciência política ética e cidadã”, destacou. Fabiano Fubá é autor do projeto de lei que deu origem à Lei municipal lei 1.503/2021 e criou o Parlamento Jovem em Fazenda Rio Grande e a eleição de 13 vereadores mirins.