CURITIBA RECEBE CARAVANA LIDERA + DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA

De olho nas eleições municipais de 2024, o Solidariedade e a Fundação 1º de Maio reúnem neste sábado (05), em Curitiba, lideranças femininas da legenda em um grande encontro para incentivar a participação das mulheres na política.

O evento marca a largada da Caravana Lidera+, programa de formação político-partidária que vai percorrer seis grandes cidades do país para mobilizar e preparar filiadas para disputar as eleições para as prefeituras e câmaras de vereadores. Depois da Capital paranaense, o evento seguirá para Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI). A meta é atingir 600 mulheres.

Grande incentivador da participação feminina na política, o secretário-geral da legenda no Paraná, deputado estadual Alisson Wandscheer, destaca a iniciativa do Solidariedade Mulher em oportunizar a formação política para as filiadas do partido. “Precisamos derrubar as barreiras que dificultam a participação da mulher na política, principalmente o machismo estrutural, aquele que é cultural e que criou o conceito de que a política não é lugar para a mulher. Muito pelo contrário, é onde elas devem estar”, disse.

O deputado enfatiza a diferença entre o Brasil onde as mulheres formam a maioria do eleitorado, com 52,65% de representação, e o Brasil onde elas são minoria na política. “Somos o país com uma das menores taxas de representatividade feminina em cargos eletivos, algo que reflete diretamente nas políticas públicas, principalmente na área social, onde o olhar mais humano, a sensibilidade e a força trazem melhor compreensão das necessidades e conseguem produzir ações efetivas e de grande alcance no combate à vulnerabilidade social. Esse é apenas um exemplo daquilo que a sociedade brasileira perde ao desestimular o envolvimento feminino na política e a não votar na mulher candidata”, afirmou.

A presidente do Solidariedade Mulher Paraná, Daniella Blanc, também fala da quebra das barreiras que frustram e dificultam a trajetória pública das mulheres, mas que estão sendo superadas passo a passo. “Com muita atitude quebramos barreiras que nós mesmas nos impomos por acharmos que pelo fato de já termos muitas funções não daremos conta. Nossas lutas desenvolvem nossas forças. Sabemos da importância da mulher na política, por conta de nosso olhar diferenciado sobre as políticas públicas e sobre as reais necessidades da nossa população. Políticas públicas para mulheres, devem ser pensadas e discutidas preferencialmente por mulheres”, afirmou.

Daniella conclui enaltecendo a força da mulher paranaense e a importância do evento. “Nós sabemos que este é precisamente o nosso lugar e, se queremos mudar a sociedade e transformar o mundo, precisamos seguir batalhando por esses espaços que são nossos por direito. A Caravana Lidera + será mais um grande evento para demarcar o protagonismo das mulheres paranaenses”, disse.

Participação

As principais lideranças do partido estarão em Curitiba para prestigiar a Caravana. Confirmaram presença o vice-presidente e ex-deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, a presidente e o diretor-executivo da Fundação 1º de Maio, Samanta Costa e Guilherme Menezes Martinelli, o presidente estadual e ex-deputado Luizão Goularte, os deputados estaduais Marli Paulinho e Samuel Dantas.

Caravana Lidera+

O primeiro encontro da Caravana Lidera + acontecerá no próximo sábado, dia 5 de agosto, das 8h às 12h, no Hotel Victoria Villa, em Curitiba.

Mais lidas

Leia também: