FAZENDA RIO GRANDE CRESCE 82,3% EM 12 ANOS

Foi o segundo maior aumento populacional do Brasil entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e o município que mais cresceu no Paraná

Os primeiros resultados consolidados do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Fazenda Rio Grande cresceu 82,3% nos últimos 12 anos e registrou o segundo maior aumento percentual no contingente populacional do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

A população do município localizado na Região Metropolitana de Curitiba passou de 81,7 mil em 2010 para 148.873 em 2022, registrando o maior crescimento no Estado.

No ranking de população, Fazenda Rio Grande aparece na 12ª colocação estadual, na 34ª posição da Região Sul e na 202ª colocação no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta uma densidade demográfica de 1.275,93 habitantes por km² e uma média de 2,95 moradores por residência.

“Uma notícia boa para todos nós. Um crescimento surpreendente que impõe desafios para a administração municipal, o governo estadual e o legislativo na busca por soluções para as demandas que este aumento populacional acarreta e para as ações, projetos sociais e obras necessários para atender com qualidade as necessidades de todos os seus cidadãos”, afirmou o deputado estadual Alisson Wandscheer.

Representante oficial do município junto ao Governo do Paraná e a Assembleia Legislativa, Alisson Wandscheer trabalha em sintonia com o governo municipal para que os compromissos assumidos com a população saiam do papel. “Temos uma parceria muito estreita com o prefeito Marco Marcondes e bons resultados na nossa busca por investimentos federais e estaduais para alavancar projetos e obras para a cidade”, disse o deputado.

Segundo ele, Fazenda Rio Grande se preparou para este crescimento apontado pelo Censo 2022 e tem muitas obras importantes e de grande porte programadas. “A construção de uma cidade é trabalho diário que exige visão e planejamento. Fazenda Rio Grande fez a lição de casa, soube escolher seus representantes e é hoje o município que mais cresce no Paraná”, afirmou.

“Na área de mobilidade urbana, os projetos incluem alargamento de ruas, construção de viadutos e binários. Na saúde, teremos um hospital com 75 leitos ainda este ano. E para gerar empregos, estamos atuando em parceria com o governo estadual na oferta de incentivos fiscais para as empresas já instaladas expandirem suas atividades e para atrair novos empreendedores que desejam investir no município”, contou o deputado citando como exemplo o anúncio do novo investimento da Sumitomo.

A empresa fabricante dos pneus Dunlop vai investir R$ 1,06 bilhão na ampliação da sua planta industrial em Fazenda Rio Grande, o que deverá gerar mais de mil empregos diretos e indiretos e atrair novas empresas do setor automotivo. “Gera empregos para os fazendenses, receitas para o município e movimenta a economia local e estadual”, concluiu o deputado.

CENSO

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Paraná, a população é de 11.443.208, o que representa um aumento de 9,56% quando comparado ao Censo anterior. O Estado ganhou quase um milhão de habitantes nos últimos 12 anos, tornando-se o quinto mais populoso do Brasil.

No Paraná, a Região Metropolitana de Curitiba foi a que mais cresceu em números absolutos. Passou de 3.223.836 habitantes para 3.559.366, um crescimento total de 335.530 habitantes, quase uma Cascavel, ou 10,41%. Curitiba registrou aumento de 1,2%, de 1.751.907 para 1.773.733.

Mais lidas

Leia também: