VILA VELHA É O PRIMEIRO PARQUE NATURAL INCLUSIVO PARA AUTISTAS NO BRASIL

    Deputado Alisson Wandscheer participou da solenidade de entrega do

Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista para Vila Velha

Depois da Ilha do Mel se tornar a primeira ilha do Brasil inclusiva para pessoas autistas, o Paraná dá mais um passo importante para se transformar no primeiro Estado com destinos turísticos inclusivos do país, preparado para receber e acolher pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.

No Dia do Orgulho Autista – 18 de junho – o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, foi reconhecido como parque natural inclusivo para pessoas com TEA.

A certificação é da Organização Neurodiversa Pelos Direitos das Pessoas Autistas, em parceria com o Instituto ICO Project, projeto de ação de social que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (Sedef).

Líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Alisson Wandscheer destacou a certificação como um exemplo que o Paraná dá para todo o Brasil na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. “Tive a honra de prestigiar a solenidade de entrega do selo Empresa Amiga da Pessoa Autista para o Parque Vila Velha, o que o torna o primeiro parque natural inclusivo para pessoas autistas no Brasil” afirmou.

“Esta conquista vem ao encontro do nosso projeto de lei que busca transformar o Paraná no primeiro estado do Brasil com destinos turísticos inclusivos para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. A proposta prevê que os estabelecimentos comerciais, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, teatros e áreas turísticas que capacitarem seus colaboradores para atendimento e inclusão deste público serão certificados com o Selo de Destino Inclusivo para Autistas”, contou Wandscheer.

CERTIFICAÇÃO

A certificação destaca a preocupação do Parque Vila Velha em atender a todos os tipos de público, prezando pela diversidade e inclusão social. “Ficamos lisonjeados de termos as nossas práticas reconhecidas e por sermos o primeiro Parque Natural Inclusivo Para Pessoas Autistas no Brasil. Sinal de que nossas ações priorizam não só a relação com o meio ambiente, mas também o relacionamento com o nosso público, respeitando as diversidades e priorizando aqueles que necessitam de atendimento diferenciado”, afirmou o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.

De acordo com Felipe Braga Côrtes, coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Sedef, a conscientização para o autismo deve ser primordial para pessoas e empresas que lidam com o público em geral. “Isso serve de modelo para os outros parques. É preciso que o eles sejam receptivos e tenham uma capacitação no sentido de entender o que é o autismo, conhecer os símbolos do autismo e oferecer o melhor atendimento para este público. É uma oportunidade para que mais pessoas sejam melhor acolhidas, e também para que os funcionários saibam oferecer um atendimento diferenciado para as famílias que têm pessoas autistas”, disse.

Para Fábio Cordeiro, presidente da Organização Neurodiversa Pelos Direitos das Pessoas Autistas, é muito importante que o Parque Vila Velha, seja reconhecido. “As pessoas autistas podem e devem estar em todos os lugares. E este selo garante que o parque é atrativo para as pessoas autistas e seus familiares”, destacou.

“O Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista simboliza a preocupação do parque em atender a todos. Isso extrapola o campo de atuação do parque e leva curiosidade e conhecimento sobre o autismo para a comunidade geral”, complementou Elyse Matos, fundadora da ICO Project, Centro Esportivo de Desenvolvimento Especializado – TEA e TDAH.

PARQUE

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

O parque reúne três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada –, diversas opções gastronômicas e atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo. Mais informações podem ser obtidas no site www.parquevilavelha.com.br.

FONTE: AEN

Mais lidas

Leia também: