Deputado Alisson Wandscheer participou da solenidade de entrega do
Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista para Vila Velha
Depois da Ilha do Mel se tornar a primeira ilha do Brasil inclusiva para pessoas autistas, o Paraná dá mais um passo importante para se transformar no primeiro Estado com destinos turísticos inclusivos do país, preparado para receber e acolher pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.
No Dia do Orgulho Autista – 18 de junho – o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, foi reconhecido como parque natural inclusivo para pessoas com TEA.
A certificação é da Organização Neurodiversa Pelos Direitos das Pessoas Autistas, em parceria com o Instituto ICO Project, projeto de ação de social que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (Sedef).
Líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Alisson Wandscheer destacou a certificação como um exemplo que o Paraná dá para todo o Brasil na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. “Tive a honra de prestigiar a solenidade de entrega do selo Empresa Amiga da Pessoa Autista para o Parque Vila Velha, o que o torna o primeiro parque natural inclusivo para pessoas autistas no Brasil” afirmou.
“Esta conquista vem ao encontro do nosso projeto de lei que busca transformar o Paraná no primeiro estado do Brasil com destinos turísticos inclusivos para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. A proposta prevê que os estabelecimentos comerciais, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, teatros e áreas turísticas que capacitarem seus colaboradores para atendimento e inclusão deste público serão certificados com o Selo de Destino Inclusivo para Autistas”, contou Wandscheer.
CERTIFICAÇÃO
A certificação destaca a preocupação do Parque Vila Velha em atender a todos os tipos de público, prezando pela diversidade e inclusão social. “Ficamos lisonjeados de termos as nossas práticas reconhecidas e por sermos o primeiro Parque Natural Inclusivo Para Pessoas Autistas no Brasil. Sinal de que nossas ações priorizam não só a relação com o meio ambiente, mas também o relacionamento com o nosso público, respeitando as diversidades e priorizando aqueles que necessitam de atendimento diferenciado”, afirmou o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.
De acordo com Felipe Braga Côrtes, coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Sedef, a conscientização para o autismo deve ser primordial para pessoas e empresas que lidam com o público em geral. “Isso serve de modelo para os outros parques. É preciso que o eles sejam receptivos e tenham uma capacitação no sentido de entender o que é o autismo, conhecer os símbolos do autismo e oferecer o melhor atendimento para este público. É uma oportunidade para que mais pessoas sejam melhor acolhidas, e também para que os funcionários saibam oferecer um atendimento diferenciado para as famílias que têm pessoas autistas”, disse.
Para Fábio Cordeiro, presidente da Organização Neurodiversa Pelos Direitos das Pessoas Autistas, é muito importante que o Parque Vila Velha, seja reconhecido. “As pessoas autistas podem e devem estar em todos os lugares. E este selo garante que o parque é atrativo para as pessoas autistas e seus familiares”, destacou.
“O Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista simboliza a preocupação do parque em atender a todos. Isso extrapola o campo de atuação do parque e leva curiosidade e conhecimento sobre o autismo para a comunidade geral”, complementou Elyse Matos, fundadora da ICO Project, Centro Esportivo de Desenvolvimento Especializado – TEA e TDAH.
PARQUE
Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.
O parque reúne três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada –, diversas opções gastronômicas e atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo. Mais informações podem ser obtidas no site www.parquevilavelha.com.br.
FONTE: AEN