DEPUTADO ALISSON DEFENDE PARTICIPAÇÃO DE MAIS MULHERES NA POLÍTICA

O deputado estadual Alisson Wandscheer prestigiou neste sábado (05) a Caravana Lidera+, evento promovido pelo Solidariedade e a Fundação 1º de Maio, para incentivar a participação das mulheres na política e capacitar as filiadas do partido para disputar as eleições municipais de 2024.

alisson

O evento marcou a largada do programa de formação político-partidária da legenda. Curitiba foi escolhida para abrir a série de seis grandes cidades do país que receberão os encontros.  Depois da Capital paranaense, a Caravana seguirá para Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI). A meta é formar 600 mulheres.

À frente da Secretaria Geral do partido no Paraná, Alisson destacou a importância do movimento para incentivar e encorajar a participação feminina na política. “O Solidariedade se coloca na vanguarda trazendo treinamento para as mulheres enfrentarem a política, enfrentarem as eleições e se prepararem para serem candidatas. É preciso que a mulher participe mais da política, mas para isso ela tem que ter espaço e se capacitar, mesmo porque a maioria não está habituada a esse mundo que é muito masculino”, disse.

O deputado parabenizou a iniciativa da direção nacional da sigla e o sucesso do encontro organizado pelo segmento Solidariedade Mulher, no Paraná coordenado por Daniella Blanc Pierre Marques. “A resposta das mulheres ao chamamento do partido foi muito positiva. Isso demonstra que o trabalho executado pela coordenação feminina estadual surtiu êxito e atingiu os objetivos pretendidos. As mulheres querem participar, aprender, ingressar na política e ajudar na construção de projetos para as suas cidades, mas não sabem como ou não têm a receptividade dos partidos para esse fim. O Solidariedade Mulher derruba essas barreiras e tem o apoio da Executiva Nacional para mudar esse cenário de exclusão”, afirmou.

O governador Ratinho Junior também esteve no evento, elogiou a organização do partido no Paraná e a iniciativa de formar mulheres para a política. “O encontro de mulheres líderes do Paraná, através do Solidariedade, demonstra a vontade de participar da política. Cada vez mais a sociedade tem cobrado isso e é necessária essa participação. Com o sucesso deste evento, o partido mostra toda essa organização no Estado, com grandes lideranças presentes, e a gente já vê aqui mulheres que serão vereadoras e prefeitas e que automaticamente vão nos ajudar a cada vez mais ter mais mulheres participando para pensar o futuro das nossas cidades, do nosso estado e da sociedade como um todo”, disse.

Secretária Estadual da Mulher, Daniella Blanc Pierre Marques falou do fortalecimento da participação feminina na política. “Temos aqui mulheres políticas e que estão no partido porque têm um propósito. Política a gente faz em todos os lugares, mas é dentro do partido que a gente faz aquela política que transforma a vida das pessoas. Hoje é o pontapé inicial, um evento de empoderamento para capacitar as mulheres. O Lidera+ é uma caravana que tem esse objetivo e desse grupo serão selecionadas mulheres que vão participar do curso que será realizado de novembro até abril do ano que vem. Daqui sairão nossas vereadoras, prefeitas, deputadas, porque esse é o objetivo do Solidariedade.

O lançamento da Caravana Lidera+ em Curitiba reuniu mais de 200 mulheres de todas as regiões do Estado, vereadoras, ex-vereadoras, líderes comunitárias, ex-candidatas, profissionais de diversas áreas dispostas a ingressar na política e a disputar as eleições. Reuniu também líderes nacionais da legenda como o vice-presidente nacional, ex-deputado Paulinho da Força, a presidente e o diretor-executivo da Fundação 1º de Maio, Samanta Costa e Guilherme Menezes Martinelli, o presidente estadual e ex-deputado federal Luizão Goulart, os deputados estaduais Marli Paulinho e Samuel Dantas.

 

Mais lidas

Leia também: